O cargo de RP é responsável por fazer a ponte entre o GameBlast e contatos externos, como empresas (distribuidoras, desenvolvedores, fabricantes, etc) e parceiros (outros sites e entidades parceiras). Estes são os principais tipos de conteúdo que o RP tem que lidar:
1. Material para produção de conteúdo
Ao receber a lista de jogos (ou outro material) da Diretoria de Redação, ou uma solicitação de um redator ou vlogger, o RP abre a planilha de contatos do Controle RP para localizar se o contato da distribuidora/produtora do material já está listado e atribuído a um RP. Caso esteja, repasse a tarefa para o RP atribuído. Caso não esteja,busque o contato da distribuidora/produtora (pedindo ajuda no chat de RP), inscreva-o na planilha de contatos, e solicite o material. Procure primeiro o contato nacional, e na ausência dele, procure o contato americano ou internacional. O RP também pode requisitar material por conta própria, mas para o fazer é preciso avaliar a relevância desse material. Em caso de dúvidas sobre a relevância, questionar no chat de RP e, caso necessário, checar com a redação antes para verificar se algum redator está interessado em produzir material para a chave pedida. Quando conseguir o material, registre-o na planilha de material cedido do Controle RP, crie um tópico de distribuição no grupo de redação e avise aos diretores no chat RP-Redação. Os diretores de redação/vídeo escolhem quem ficará com o material junto ao RP. Não se esqueça de enviar os links do conteúdo gerado pelo material para o contato.
2. Eventos para realização de cobertura
Ao tomar conhecimento ou receber um release de um evento suficientemente relevante (caso tenha dúvidas sobre a relevância, pergunte no chat RP-Redação), entre em contato com a organização solicitando convites/credenciais. Sabendo a quantidade de vagas disponíveis, o RP abre um tópico no grupo de redação e avise aos diretores no chat RP-Redação. No tópico, fale sobre o evento, a quantidade de vagas disponíveis e peça para as pessoas dizerem, ao se candidatar, se tem interesse em ficarem responsáveis pela cobertura. Os diretores de redação/vídeo escolhem o responsável junto ao RP. O responsável cria um documento para acompanhar a cobertura, que será listada na aba de projetos da Guild e poderá distribuir pontos extras para os participantes. Registre todas as informações na planilha de coberturas do Controle RP e não se esqueça de enviar os links do conteúdo gerado pela cobertura para o contato da organização.
3. Press Releases para repassagem de informação
Ao receber um press release (informativo que as empresas enviam à imprensa) suficientemente relevante (caso tenha dúvidas sobre a relevância, pergunte no chat RP-Redação) de um contato seu, verifique nos sites se o conteúdo do Press Release já foi publicado, e em caso negativo, abra um tópico no grupo de redação pedindo que uma postagem seja publicada sobre o assunto, e reproduzindo o conteúdo do Press Release. Também peça para que quem fizer o conteúdo baseado no Press Release o avise quando for publicado. Com o link em mãos, responda o contato notificando sobre a publicação do conteúdo em nosso site.
Quando posso responder a um e-mail no comunicação@gameblast.com.br?
Quando ele for enviado por um contato atribuído a você.
Quando ele for enviado por um contato não atribuído. Ou seja, quando a pessoa e empresa representada não estiverem na planilha de contatos do Controle RP.
Quando o RP atribuído não tiver respondido após 48h do envio.
Como posso ter um contato associado à mim?
Traga um novo contato que não esteja presente na planilha de contatos do Controle RP. Com os dados do novo contato, cadastre-o na planilha inscrevendo seu nome como responsável.
Assuma um contato existente que não está sendo atendido por outro RP. Isso pode ser feito quando você identificar um contato com uma situação semelhante à uma das listadas abaixo. Com esse cenário existente, procure o diretor responsável pelos RPs, que poderá aprovar a mudança de responsável.
Quando um RP pode ter um contato existente realocado para outro RP?
Quando um material (como um jogo) não é solicitado ao contato após uma semana de ser solicitado pela redação.
Quando o RP deixar de ler ou responder seus emails.
Como resultado de redistribuição promovida pelo diretor de RP.
Tenha ética, e siga o código de conduta do Blast.
Não crie ruído no chat da equipe, ele não serve para comentar sua vida pessoal, compartilhar links fora de contexto ou fazer piada. Respeite o propósito do chat e permita que os colegas encontrem as informações necessárias sem ter que lidar com informação desnecessária.
Entenda que os contatos não são de sua propriedade, o Blast confia no seu trabalho atribuindo os contatos do veículo para que você possa desempenhar sua função. Os contatos que você interage enquanto RP do Blast são do Blast, mesmo que esses contatos tenham sido trazidos por você.
Brindes, contatos, convites e material conseguido em eventos não são de sua propriedade, todos esses itens devem ser reportados para que as diretores decidam como serão utilizados. Entenda que você está representando o veículo, não por conta própria.
Utilize os meios oficiais para interagir com o contato. Nós entendemos que alguns contatos eventualmente utilizam outros meios como Facebook ou WhatsApp para se comunicar rapidamente, mas procure não deixar nenhuma informação importante fora de acesso aos colegas da área de RP.
Não vaze informações internas do Blast para contatos, incluindo informações sobre conteúdo, colegas ou procedimentos internos.
Atualize a planilha de Controle-RP e informe os envolvidos nos processos, conforme orientações deste guia.
Quando ler e-mails atribuídos a outro contato, marque-os como "não lido".
Contrariar qualquer uma das recomendações acima poderá acarretar trocas de contato, advertências, e medidas corretivas, de acordo com a interpretação do diretor de RP, na seguinte ordem:
3 advertências: afastamento (2 semanas);
3 afastamentos: suspensão (1 trimestre);
2 suspensões: desligamento definitivo;
Comunicação e E-mail
Todos os RPs compartilham a mesma caixa de entrada, do e-mail comunicacao@gameblast.com.br, mas podem utilizar esta caixa com seu próprio e-mail @gameblast, basta selecionar o remetente na hora de enviar um e-mail. Para responder um e-mail enviado ao seu endereço personalizado, o sistema seleciona automaticamente o remetente. Cada RP também tem sua própria assinatura de e-mail.
Cada RP terá seus próprios contatos com os quais manterá contato com frequência. Esses conntatos são registrados na planilha de contatos (1ª aba), assim como o mês em que a última comunicação foi realizada. Os contatos expiram em 2 meses após o mes registrado. Uma vez que um contato expirar, outro RP poderá assumir a comunicação. No caso de muitos contatos ficarem com um único RP, periodicamente faremos uma redistribuição, de modo a otimizar a comunicação.
RPs e diretores de pautas e vídeos farão parte de um chat em grupo no Facebook. Este chat deverá ser usado para solicitar material (dos diretores para o RP), e para que o RP retorne com o material para os diretores, de modo que eles possam encaminhar com a escolha dos redatores ou vloggers que gerarão conteúdo a partir do material recebido.
Solicitação de Material (procedimento)
Solicitar com a assessoria/contato nacional;
Após negativa ou 5 dias sem resposta, solicitar com o contato internacional;
O RP com a resposta positiva entrará em contato com a diretoria de Pautas e Vídeo num chat integrado, para que os respectivos diretores postem nos grupos de Pautas e Vídeos (no caso de mais de uma cópia), de modo que redatores e vloggers se candidatem para fazer análise e/ou conteúdo que for sugerido no tópico;
O diretor em questão seleciona os membros que receberão o material e avisa o RP para que este libere o envio do material;
RP e diretor registram as informações na planilha de solicitação de material (2ª aba).
Cobertura de Eventos (procedimento)
O RP determina se o evento é relevante para o Blast;
Se positivo, postará no grupo de Redação e Eventos, para que os redatores, fotógrafos e cinegrafistas se candidatem para ser o responsável pela cobertura e/ou equipe de cobertura. 3) O RP decide junto a um diretor de pautas a pontuação máxima do evento e o responsável pela cobertura, e junto ao responsável, a equipe de cobertura.
O RP orienta o responsável a criar o documento da cobertura e dar acesso à equipe e registra o processo na aba "Cobertura de Eventos" do Controle RP. O Diretor de Pautas que ajudou a definir o responsável registra o projeto de cobertura na guia "Projetos" da Guild.
RP e diretor registram as informações na planilha de coberturas de eventos (3ª aba).