No Nintendo Blast, a equipe de RP coleta jogos físicos ou em forma de código digital para produção de conteúdo. Esse material é distribuído seguindo alguns critérios.
Ordem de prioridade:
E-book
Site
Revista
Podcast
Os diretores de redação têm, no mínimo, 12 horas e, no máximo, 48 horas para definir quem receberá o jogo.
Ter publicado no mínimo três destaques;
Para jogos AAA: ter participação semanal esperada em no mínimo 6 das últimas 8 semanas (contadas a partir da semana da candidatura);
Para jogos não-AAA: ter participação semanal esperada em no mínimo 3 das últimas 8 semanas (contadas a partir da semana da candidatura).
Obs.: Redatores que não publicaram nada nas seis semanas anteriores à candidatura estão automaticamente desqualificados.
Como os tópicos de candidatura, geralmente, são abertos bem antes do lançamento do game, a elaboração de prévias acaba ficando menos atrativa. Por isso, o critério “Material prévio” é dividido em três partes:
- O redator que elaborar qualquer texto sobre o game em disputa, antes da candidatura, terá +0,5 ponto de prioridade. Nessa situação, excluem-se as notícias. Para esse critério, valem apenas textos publicados, no máximo, três meses antes do lançamento do game.
- Além dos textos elaborados para o site, o mesmo redator pode ter +0,5 ponto de prioridade adicional por produzir conteúdo sobre o game em disputa para a revista. Ao produzir um texto para o site e um para a revista, o redator pode acumular +1 ponto no total. Para esse critério, valem apenas textos publicados, no máximo, três meses antes do lançamento do game.
- O redator que no momento da candidatura indicar que se compromete a produzir uma prévia ou se já tiver publicado esse texto anteriormente terá +0,5 ponto de prioridade. Caso o Blast não receba a chave, esse +0,5 ponto será “carregado” para sua próxima candidatura que tiver dois ou mais concorrentes. Para usá-la em outra chave, o redator deve avisar no momento da candidatura.
Importante: Textos que foram diagramados para a revista com conteúdo publicado no site não acumularão os pontos de publicação no site + revista, recebendo apenas +0,5. O conteúdo da revista precisa ser inédito.
As matérias produzidas para a revista digital valerão 0.5 ponto, já textos para revistas físicas ou e-books valerão 1 ponto. O ponto é de uso único e vale por 3 meses a partir da aplicação da revisão na matéria, sendo possível utilizar mais de um ponto na mesma candidatura (o redator precisa indicar o uso). Matérias entregues com atraso não valerão pontos.
No momento de declarar interesse no material, o membro da equipe diz quais conteúdos está disposto a produzir. O candidato que oferecer conteúdo extra além do principal recebe 1 ponto de prioridade. Esse quesito não é acumulativo, ou seja, se o redator sugerir três textos extras, ainda assim, receberá 1 ponto de prioridade.
Para jogos AAA, temos já estabelecida a regra de que o redator precisa produzir a análise e mais um texto extra. Nesse caso, para ganhar 1 ponto de prioridade, o interessado deverá sugerir, pelo menos, um terceiro texto além dos dois já obrigatórios. Lembrando que sempre avisamos quais são os games AAA no tópico de candidatura (todos aqueles que pedimos análise + matéria extra).
Importante: Matérias extras devem estar diretamente ligadas à necessidade de jogar o game. Por isso, não aceitaremos Top 10, Perfis, entre outros que podem ser escritos com uma simples pesquisa na internet. A ideia da matéria extra é que o redator precisa ter o jogo em mãos para criar o conteúdo.
O candidato que mantém a frequência de, pelo menos, três notícias ou um artigo destaque publicados por semana, durante o mês anterior à candidatura, recebe 3 pontos de prioridade. Se no mês anterior à candidatura, o redator ficou somente uma semana sem publicar nada, mas manteve a atividade regular nas demais, receberá 1 ponto de prioridade.
Além disso, o redator poderá receber 0,1 ponto de prioridade por cada semana do último mês na qual obteve participação acima da frequência mínima esperada. Para isso, deve ser publicado um artigo destaque ou três notícias além da meta já atingida. Esse critério não é cumulativo, sendo possível obter no máximo +0,1 ponto por semana (totalizando o máximo de +0,5 ponto de prioridade).
Importante 01: Matérias produzidas para as revistas não contam para esse critério, somente conteúdo elaborado para o site.
Importante 02: A contagem da atividade na equipe leva em consideração as mesmas semanas do planejamento (começando na segunda e terminando no domingo). Além disso, podem ser consideradas as últimas quatro ou cinco semanas, dependendo da data em que o tópico de candidaturas for fechado. Para determinar essa quantidade, pegamos o dia em que a contagem é feita e voltamos um mês — a semana que cair será a primeira a ser considerada.
O candidato que, nos últimos 30 dias contados a partir da data da publicação do conteúdo, não respeitou os prazos de publicação apresentados nos tópicos e não justificou o atraso por motivos de força maior, fica impedido de se candidatar a novas chaves por 30 dias. A reincidência de atraso sem justificativa em um período de 6 meses após o primeiro atraso resultará no bloqueio de candidaturas por 60 dias.
O candidato que propor a entrega de uma prévia em candidaturas anteriores mas deixar de publicá-la sem justificativa ficará impedido de se candidatar a novas chaves por 30 dias a partir da data de lançamento do jogo.
Além disso, os textos extra propostos na candidatura, se publicados com atraso e sem justificativa, impedem que o redator se candidate a novas chaves por 15 dias a partir do prazo de publicação de cada material extra.
Importante 01: Enquanto o redator estiver com alguma matéria atrasada (análises ou matérias extras), não poderá receber nenhuma nova chave até que a situação esteja regularizada.
Importante 02: A análise de justificativas é feita pela direção, sendo aceitas apenas aquelas envolvendo motivos de força maior. Além disso, é necessário estar atento ao agendamento dos textos — a falta de espaço no planejamento será considerada atraso sem justificativa.
Se o redator postar material abaixo das expectativas terá -2 pontos de prioridade nos próximos 30 dias. O período de 30 dias da punição começa a contar a partir da data da publicação do material problemático.
Importante: Aqui é preciso lembrar que os revisores podem vetar a publicação de análises ou matérias extras que julgarem textualmente fracas — com muitos erros ortográficos ou de gramática. Quando isso acontece, a diretoria de redação é avisada para verificar a situação. Se for constatado que o texto realmente deixou a desejar, será solicitado ao redator que o reescreva. Assim, ele terá -2 ponto por baixa qualidade de material. Além disso, a diretoria de redação está de olho em todos os textos que vão para o ar e pode classificar um material como sendo de baixa qualidade mesmo após a publicação — analisando a qualidade das informações e conteúdo da matéria. No caso de material de baixa qualidade, o redator é sempre avisado por inbox.
Para promover o acesso de jogos importantes para diferentes membros da equipe, caso o redator já tenha recebido um game AAA nos últimos 90 dias, terá -2 pontos de prioridade. O prazo de 90 dias começa a contar a partir da data em que o redator recebeu a chave do AAA. Além disso, o redator que receber um AAA terá -1 ponto de prioridade exclusivamente na candidatura de outras chaves AAA durante 1 ano. Esse critério busca incentivar a rotatividade de títulos grandes entre os redatores. Caso seja um período de intenso lançamento de jogos da categoria, a rotatividade continuará incentivada pois a maioria dos redatores estará com a penalidade ativa.
Para jogos que tiveram três ou mais candidatos para recebê-lo, quem levá-lo terá -1 ponto de prioridade pelos próximos 30 dias a partir da data em que o redator recebeu a chave.
Já os redatores que tiverem recebidos três jogos dentro de um mês, a partir da quarta candidatura terão -1 ponto. Este critério leva em consideração as chaves recebidas nos últimos 30 dias anteriores ao fechamento do tópico. Se, nesse período, o redator tiver recebido três chaves, terá -1 ponto na candidatura.
Importante 01: todos os itens desse tópico são acumulativos, ou seja, se o redator já tem -2 por ter recebido um AAA também poderá ter -1 por ter recebido três ou mais jogos no mesmo mês ou por ter ficado com uma chave que tinha três ou mais interessados. Totalizando -3 na candidatura.
Importante 02: Em algumas situações, o Blast recebe chaves de alguns contatos e precisamos de redatores com urgência para elaborar a análise - isso visando mantermos as boas relações com estúdios parceiros. Nessas situações, o recebimento do game não acumulará para o limite de três chaves dentro do mês.
Exclusivamente em candidaturas de jogos publicados pela Nintendo, os candidatos que possuírem Switch V2/Oled ou Switch 2 deverão mencionar no ato da candidatura essa condição e ganharão +2 pontos de prioridade na disputa. Além disso, ter o V2/Oled/Switch 2 será considerado o primeiro critério de desempate antes do critério de elaboração de conteúdo.
O redator terá a obrigação de publicar a análise na queda do embargo, ignorando o cálculo em dias fornecido pela equipe de RP. A Nintendo tem enviado os jogos com poucos dias de antecedência — geralmente na sexta, com embargo para terça ou quarta — resultando em um prazo médio de quatro (4) dias. Candidate-se apenas se estiver de acordo e comprometido a cumprir o prazo.
Não cumprir o prazo resulta em suspensão por seis (6) meses de novas candidaturas a jogos da Nintendo.
Para promover a variedade de conteúdo, o membro que tiver produzido material com chaves de pouco interesse nos últimos 30 dias receberá 1 ponto de prioridade. São considerados jogos de pouco interesse aqueles que passaram, pelo menos, sete dias sem interessados em recebê-los depois da publicação do tópico. Esse ponto vale somente para uma candidatura. Por exemplo, se o redator analisou um game que estava encalhado, na sua próxima candidatura ele já terá +1. Depois disso, independentemente se ganhou ou não a chave, esse ponto expira. Também há um limite de 30 dias para “usar” o ponto.
Também será contemplado com +1 ponto os jogos que forem indicados pela direção de redação e/ou RP como chaves que garantem as boas relações com publicadoras. Nesse caso, o redator que colaborar com a produção da análise contará com esses mesmos benefícios.
Importante 01: para utilizar o ponto disponível, o redator deverá solicitar isso em sua candidatura. Caso contrário, o ponto permanecerá acumulado para usos futuros.
Importante 02: esse quesito vale somente para as chaves que já recebemos e não contam os tópicos em que a equipe de RP ainda vai solicitar o jogo. A informação se já temos ou não a chave disponível pode ser encontrada no próprio tópico de candidaturas.
Importante 03: esse ponto não acumula, ou seja, não é possível receber +1 para um jogo urgente e +1 para um jogo “encalhado” e sem interessados, sendo estabelecido o limite de +1 para esse critério.
Caso os critérios acima resultem em empate, quem tiver maior frequência na elaboração de qualquer conteúdo para o site nos últimos 30 dias (contando a partir da candidatura) receberá +1 ponto de prioridade.
Importante: O redator que depois dos primeiros 15 dias do ciclo ainda não postou nada (notícia ou destaque) ficará impedido de receber qualquer chave até que tenho publicado algum material.
Importante 02: Quem já estiver com um AAA + uma chave “simples” ou três chaves “simples” (independentemente se tenham chegado ou não) não poderá se candidatar a novas chaves até entregar os materiais referentes aos jogos que já tem em mãos. O prazo de espera para a chave chegar será de uma semana contada após o lançamento do game, depois disso — se a chave não chegar — o redator está liberado para se candidatar a outro jogo.
Importante 03: Para se candidatar a um jogo AAA, o redator precisa ter atingido a meta da participação semanal em, no mínimo, seis das últimas oito semanas. Serão consideradas as semanas do planejamento (começando na segunda e terminando no domingo) e as seis semanas não precisam ser ininterruptas.