É evidente que as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia. Segundo pesquisa da empresa de marketing digital RD Station, 79,9% da população brasileira é ativa nas redes sociais. Já a companhia de análise de internet Comscore mostrou, em 2023, que nosso país é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo.
Por isso, não podemos deixar de considerar essas plataformas como parte fundamental de nosso conteúdo. É preciso investir em estratégias que aumentem a relevância e engajamento do nosso conteúdo nas redes sociais.
Aí entra o trabalho do Social Media. No Blast, a equipe de mídias sociais é responsável criar conteúdos para plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, colocando o público em contato com nossos textos seja em um computador, celular ou outros aparelhos.
Criamos alguns modelos básicos (acima) que devem ser utilizados como base na imagem do post, de acordo com o tipo de conteúdo. Baixe os modelos nos links acima, e escolha aquele que corresponder ao tipo de conteúdo desejado. Em seguida, basta abrir o modelo e substituir o texto com o título do post, e a imagem de fundo com a imagem desejada. Não é obrigatório inserir o logo do jogo mencionado, mas caso a imagem possua um logo, não o deixe abaixo do texto ou degradê.
Para editar o modelo e produzir sua imagem, utilize um dos métodos abaixo (é necessário conhecimento básico de edição):
Este editor pode ser aberto no navegador, é grátis, e dispensa instalação.
Neste caso, é necessário baixar a fonte Fira Sans Extra Condensed (grátis).
As hashtags são sempre alvo de constante debate, principalmente em um momento em que as plataformas estão focando em SEO. Porém, elas continuam bastante importantes, pois catalogam o post, facilitando a sua distribuição.
Elas não são tratadas da mesma maneira em todas as redes sociais, mas para simplificar o processo, sugerimos que insira de 3 a 10 hashtags abaixo da legenda do post. Quanto mais melhor, mas lembre-se: elas precisam ser relevantes ao tema do post.
Leia mais sobre hashtags aqui.
Depois de anotar o que irá entregar na planilha do planejamento, o SocialPilot irá lhe ajudar a programar os posts da semana no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter) de maneira prática.
Abra o SocialPilot, e, na página inicial, vá ao menu lateral esquerdo, e clique em Post > Create Post.
No campo Group à direita, selecione o site para o qual você fará o post: GameBlast ou Nintendo Blast. Isso selecionará todas as redes sociais correspondentes automaticamente.
Na aba Original Draft, selecione o ícone de Add Media (o símbolo de um player de vídeo e uma imagem). Depois clique em My Device e selecione a imagem que você produziu. Isso fará com que a imagem seja selecionada para todas as redes sociais ao mesmo tempo.
Selecione as abas de cada redes social e escreva as legendas de cada uma. Fique atento às redes sociais que permitem links na legenda (neste caso, insira o link antes das hashtags) ou não. Não se esqueça de customizar o Call To Action ("Leia no Link", "Confira nos Comentários", "Acesse o link na bio", etc.) para cada rede.
Na aba do Facebook, insira o link do site no campo Facebook First Comment. Isso fará com que o link da matéria seja publicado como um comentário no post automaticamente.
Feito isso, clique em Schedule Post e selecione o dia e a hora marcados na planilha de planejamento. Atenção para os horários AM e PM. feito isso, agende clicando em Schedule.
Pronto, seu post foi agendado. Você irá para a tela de planejamento e ela será atualizada com seu post agendado.
Obs.: uma etapa opcional, mas relevante, é a adição de um texto alternativo na arte do post. Eles ajudam pessoas com deficiências visuais a entenderem a arte e também auxilia a plataforma no SEO. Para adicioná-lo:
Vá até a caixa de texto abaixo do ícone da imagem que você subiu na aba Original Draft e descreva sua imagem.
Obs. 2: No Instagram, postamos as artes nos stories junto com uma figurinha de link, levando o usuário aos sites. Como as ferramentas de postagem e agendamento não suportam a figurinha de link, o agendamento de story não é necessário. Os stories serão postados pelo Coordenador de Social Media.