Depois do roteiro, a captação é o elemento mais importante de um podcast. Embora a maioria das pessoas creia que a edição possa sanar esse problema, o mais comum é que uma captação ruim arruine todo um programa de forma irremediável, pois a edição não consegue fazer mágica.
Microfone
Você não precisa ter um microfone profissional para participar de um podcast, mas microfones de baixa qualidade podem comprometer sua captação. Se você tiver a possibilidade, prefira usar microfones com conexão USB ao invés daqueles que são ligados à entrada de áudio do seu computador, pois esses são muito menos suscetíveis à interferência eletromagnética ambiente. Evite equipamentos de mesa baratos ligados à entrada de áudio do PC, fones de ouvido de celular com microfones microscópicos ou o microfone integrado da sua webcam. Microfones de mesa normalmente possuem captadores e filtros melhores que headsets. Se puder investir em um equipamento de mesa, considere fazê-lo. Outra adição interessante a um microfone fixo é um filtro pop, que reduz bastante o estalo acústico quando pronunciamos P e B.
Ambiente
O maior inimigo da captação ambiente é a reverberação, que é o eco produzido pela reflexão das ondas sonoras em objetos sólidos. Esse é o motivo por que estúdios usam supressores de ruído nas paredes. Para um ambiente doméstico, prefira cômodos pequenos (quanto maior a distância das paredes, mais perceptível é a reverberação) e que tenham muitos objetos que absorvam o som como cortinas, estantes, tapetes, almofadas e móveis. Procure também gravar em um ambiente isento de fatores externos como familiares gritando, cachorros latindo, tráfego intenso, televisores ou ventiladores próximos.
Pouca gente lembra disso, mas internet estável é importante pois o seu áudio é transmitido em tempo real para o sistema de gravação em nuvem. No N-Cast atualmente usamos o Discord com o bot Craig como meio de gravação em faixas separadas. O supervisor do podcast ou o host fornecerá o link para você participar do canal de gravação de áudio no Discord.