A produção das revistas é dividida em duas etapas (Planejamento e Produção Efetiva), que são organizadas em prazos. Todo o processo é feito no grupo "Revista GameBlast" do Facebook.
Planejamento da Edição
É aqui que fazemos todo o planejamento da Revista, partindo da escolha do tema e fechando com a Divisão Final de Tarefas de cada membro da equipe. Nesse período temos votações de pautas, sugestões de temas e atribuição de tarefas. Estão inclusos:
Definição do Tema - última segunda-feira do mês atual
Adiantamento de Pautas (sugestões/votação das matérias da Edição) - dia 8 a 13 do mês atual
Validação/Classificação das Pautas pelos Diretores (os diretores envolvidos na Revista fazem a definição final das matérias, baseados na votação da Equipe) - FDS após a definição do tema
Atribuição de Tarefas (os membros da equipe se candidatam aos cargos) - 1º dia do mês atual
Definição/Desempate dos Cargos (os diretores fazem a definição final dos cargos e resolvem empates entre os membros) - 3 e 4 do mês atual
Divisão Final de Tarefas (divulgada a definição final de tarefas da Edição) - dia 5 do mês anterior à publicação
Produção Efetiva
Terminada o completo planejamento da Edição, damos início à efetiva produção da mesma. Nesse período, temos desde as Redações até as Revisões, passando por todo o processo de Diagramação e culminando do fechamento da Edição. É aqui também que escolhemos a capa da Revista, selecionada por uma votação aberta. Os prazos incluem:
Entrega das Matérias de Arquivo corrigidas para o redator original - 22 do mês atual
Entrega das Matérias de Arquivo corrigidas para os Diagramadores- 23 do mês atual
Entrega das Matérias Exclusivas aos Revisores e aos Diagramadores (para já adiantarem a diagramação) - 22 do mês atual
Entrega das correções de Matérias Exclusivas aos redatores originais - 04 do mês seguinte
Entrega das Matérias Exclusivas corrigidas aos Diagramadores - 05 do mês seguinte
Entrega das Matérias Diagramadas - 12 do mês seguinte
Entrega da Versão Prévia (para ser corriigida por toda a Equipe) / Votação das Capas / Entrega do HQ Blast - 16 do mês seguinte
Lançamento da Edição - entre os dias 12 e 15 do mês seguinte
Como vocês podem ver, uma edição demora mais ou menos dois meses para ser produzida e, dessa forma, quando uma edição está em sua Produção Efetiva, a edição seguinte já começa o seu Planejamento, logo, teremos sempre duas Edições de cada blog sendo criadas simultâneamente, mas em etapas diferentes. Um dia antes do fim de cada prazo, é feito um lembrete o grupo do Facebook, enquanto após uma etapa de entrega (Redação e Diagramação) é feito um balanço de entregas.
Sobre entrega de material
As entregas de textos/revisões/diagramações devem ser feitas na pasta referente à edição correspondente no grupo virtual Skydrive. É preferível que você envie uma cópia por email do material aos envolvidos nele, além da entrega no disco virtual Skydrive. Por exemplo, ao terminar a redação de meu texto, eu devo entregá-la no disco virtual e enviar uma cópia por email ao diagramador e revisor. Vale reforçar que o envio por email não substitui a entrega no Skydrive. Qualquer problema em acessar o disco virtual deve ser sinalizada para que possamos resolvê-lo.
Pasta no Skydrive: https://skydrive.live.com/#cid=0009911A68F6E7F8&group=1
Sobre atrasos
O atraso em alguma função deve ser comunicada imediatamente. redatores, revisores e diagramadores que atrasarem seus trabalhos devem comunicar (de preferência com antecedência) ao diretor referente à área e aos envolvidos naquele material. Justificativas nas redações devem ser enviadas ao Diretor Geral de Publicações (Rafael Neves), nas revisões ao Diretor Geral de Revisão (Alberto Canen) e nas diagramações ao Diretor de Diagramação (Guilherme Vargas). O atraso sem justificativa plausível acarretará a penalização do membro da equipe, deixando este de fora daquela função na produção da ddição seguinte.
Sobre votação de Capas
Todas as capas produzidas pelos designers são publicadas no Grupo da Revista no Facebook. Lá, todos têm o direito de votar nas que julga melhor para ser a capa da ddição e comentar. O intuito da discussão é chegar a um consenso e/ou expressar sua opinião, logo, não é permitido vetar escolhas de capas através de comentários. Seja qual for o cargo ou função do membro da Equipe, nenhum voto fala mais alto do que o outro. Ao fim da votação, a capa mais votada passa por uma finalização, processo no qual a arte é adequada aos padrões do GameBlast e/ou elementos de outras capas são atribuídos à capa escolhida com o intuito de melhorar a versão final.
Limites de toque por matéria
Para adequar o tamanho de cada matéria à sua respectiva coluna, há limites de toques (caracteres + espaços) para cada coluna. É dever do redator se adequar aos limites e o revisor deve conferir o cumprimento da norma. Confira a lista completa:
Matérias de tamanho variável (Top 10, Especiais): Até 10 mil toques
Análises/Prévias: Até 10 mil toques
Matérias descritivas curtas (Perfil, Item Box, Stage Select): Até 3 mil toques
Demais matérias (Blast from the Past, Blas Battle, Developers, etc): Até 7 mil toques
Categorias das matérias
Cada matéria das revistas é categorizada segundo a maneira como é publicada.
Confira a lista:
Primeiro no Blog: a matéria deve ser lançada no blog algumas semanas antes do lançamento das revistas (normalmente atribuído a matérias de maior urgência, como Análises e Prévias)
Primeiro na Revista: a matéria deve ser lançada no blog após o lançamento das revistas (normalmente atribuído a matérias sem tanta urgência, mas cujo conteúdo é importante para o blog, como Especiais, BftP, Perfil, etc)
Exclusivo: a matéria é lançada apenas na Revista (normalmente atribuído a colunas exclusivas das revistas, como o BlastWare)
Duas Versões: a matéria recebe versões diferentes para o blog e para as revistas (normalmente atribuído a matérias que têm urgência em serem lançadas, mas que são tão importantes para a edição da revista em questão que também merece uma versão exclusiva)
Arquivo: a matéria já foi publicada há algum tempo no blog e é reutilizada nas revistas