Supervisor
É o responsável pela organização administrativa e produção do podcast. São suas tarefas a organização e agendamento de pautas, agendamento de gravações, revisão dos programas editados, postagem do programa na plataforma de difusão (no nosso caso, o Spotify for Podcasters), além de monitorar a audiência e o feedback dos ouvintes.
O supervisor do podcast também é responsável pela publicação do podcast nos sites, em horário combinado com o supervisor de redação. Também é o contato com a equipe de Social Media, que é responsável pela elaboração da vitrine e da thumbnail do Spotify, que também é utilizada para divulgação do podcast nas redes sociais.
Ele também deve gerenciar a equipe, recrutar novos participantes quando necessário e mediar eventuais conflitos ou questões envolvendo o elenco. O Supervisor recebe de 0 a 50 pontos trimestrais, avaliados pelo diretor superior.
Host
É o apresentador do programa, responsável por manter o fluxo, qualidade e andamento do programa. É ele quem apresenta o assunto, introduz os participantes e garante a condução da gravação de uma forma estruturada, de acordo com a pauta. O Host recebe 10 pontos por programa.
Elenco
São os participantes do programa, são eles os responsáveis pelo conteúdo apresentado. É sua responsabilidade estudar a pauta com antecedência, apresentar-se no horário agendado para as gravações, estar munido de equipamento adequado (bons microfones, internet estável, gravar em uma sala livre de interferências) e informar com antecedência eventualidades que impeçam sua participação. O elenco recebe 6 pontos por participação. Idealmente, um episódio tem elenco de no mínimo 3 pessoas, no máximo 5, contando com o convidado
Convidados
São participantes eventuais, que não fazem parte do elenco fixo do programa e participam de assuntos específicos por possuir domínio no tema e agregar valor à discussão. Priorizamos convidados que façam parte da própria equipe do sistema Blast. Assim como o elenco fixo, convidados recebem 6 pontos por participação. Convidados externos à equipe Blast não pontuam.
Editor de Áudio
É quem faz o tratamento do áudio bruto e o prepara para publicação nas plataformas de difusão. É o editor quem faz o nivelamento de áudio, edição, cortes e sonorização do programa. Ele deve repassar ao Supervisor o feedback envolvendo eventuais problemas constatados no áudio, como por exemplo, pessoas com ruídos de fundo ou microfones não adequados para gravação, a fim de que esses pontos possam ser sanados com a equipe. O editor recebe 20 pontos por programa tratado.