As ferramentas de IA generativa são uma realidade e estão mudando a maneira como a produção de conteúdo para internet é feita, mas no Blast, elas devem funcionar apenas como um apoio na elaboração do texto, e jamais devem ser as protagonistas nesse tipo de trabalho que exige criatividade.
Se quiséssemos apenas robôs “escrevendo” para o Blast, não precisaríamos de uma equipe de redatores. A IA tende a deixar traços no conteúdo que podem ser rastreados. Caso a matéria enviada para revisão ou publicada tenha sido totalmente criada por essas ferramentas, os responsáveis receberão punições — inclusive, com a possibilidade de desligamento do site.
Essa proibição acontece em prol da qualidade do nosso conteúdo. Por mais perfeitos que os textos possam parecer ortograficamente, o conteúdo é sempre superficial. Para proteger sua imagem, credibilidade e relevância perante os leitores, o Blast não aceita a publicação desse material em nenhuma hipótese.
Também é proibida a utilização de imagens geradas por IA que contenham conteúdo protegido por direitos autorais (jogos, personagens, cenários, etc).
As ferramentas de IA podem ser utilizadas para auxiliar na produção de um conteúdo mais rico e interessante. Por exemplo:
Enumerar quais são os tópicos mais interessantes que podem ser abordados durante a elaboração de um determinado texto.
Depois de a matéria estar pronta, ela pode ser jogada em uma IA para avaliação da gramática, ortografia e fluência do texto. Essas ferramentas conseguem apontar quais trechos merecem ser melhorados e explicam os motivos.
Pesquisas de informações — usando uma ferramenta que faça pesquisa na web e indique fontes — checando os dados também em outras fontes. Isso porque a IA pode errar ou inventar informações.
Análise de SEO do texto.
Caso você queira melhorar a qualidade dos seus textos usando IA sem quebrar as regras do Blast, recomendamos o prompt (comando por texto) abaixo, a ser utilizado no ChatGPT. Isso é especialmente útil para redatores que escrevem artigos e colunas. Com esse comando, a IA vai responder com um relatório apontando erros de ortografia e gramática, e uma lista de sugestões para tornar o texto mais fluído e com menos vícios de linguagem. Você deverá analisar cada sugestão e decidir se vai acatá-la ou não, da mesma forma que faria com um revisor humano.
Basta usar copiar e colar prompt abaixo, colando o texto do seu artigo na sequência, tudo na mesma mensagem:
Me ajude a revisar um texto que será publicado em um blog de videogames, em duas etapas:
1. Faça uma lista breve e objetiva de sugestões para melhorar a fluência, o estilo (tendo em vista onde será publicado), e vícios de linguagem.
2. Corrija erros de ortografia e gramática, indicando os trechos incorretos com ~~Strikethrough~~ e trechos corrigidos com **Bold** no próprio texto. É importante essa indicação, já que vou verificar cada sugestão e decidir se sigo. Não faça nenhum outro tipo de alteração, remoção ou adição.
Não esqueça de fazer a revisão com as duas etapas que mencionei acima. Segue o texto a ser revisado abaixo:
Algumas extensões para navegador automaticamente analisam seu texto e sugerem melhorias enquanto escreve. Isso é especialmente útil para membros da equipe que escrevem textos curtos como notícias ou chamadas para redes sociais. Algumas das extensões que podemos utilizar: