No GameBlast, a equipe de RP coleta jogos físicos ou em forma de código digital para produção de conteúdo. Esse material é distribuído seguindo alguns critérios.
Site
E-book
Revista
Podcast
Os diretores de redação têm, no mínimo, 24 horas e, no máximo, 48 horas para definir quem receberá o jogo.
Obs: Material extra ou pontos extras oferecidos depois de outras candidaturas em um novo comentário ou ao editar o comentário original não serão considerados na contagem da pontuação.
Ter publicado no mínimo três destaques;
Para jogos AAA: ter participação semanal esperada em no mínimo 6 das últimas 8 semanas (contadas a partir da semana da candidatura);
Para jogos não-AAA: ter participação semanal esperada em no mínimo 3 das últimas 8 semanas (contadas a partir da semana da candidatura).
Obs.: Redatores que não publicaram nada nas seis semanas anteriores à candidatura estão automaticamente desqualificados.
Material prévio, publicado até 30 dias antes do lançamento do jogo, conta como pontuação na disputa de chaves.
Como os tópicos de candidatura geralmente são abertos bem antes do lançamento do jogo, a elaboração de prévias acaba ficando menos atrativa, pois prévias só podem ser publicadas 15 dias antes do lançamento do jogo. Por isso, o critério “Material prévio” é dividido em duas partes:
O redator que elaborar algum texto sobre o game em disputa, antes da candidatura, terá +0,5 ponto de prioridade. Nessa situação, excluem-se as notícias. Para esse critério, valem apenas textos publicados, no máximo, três meses antes da candidatura;
O redator que no momento da candidatura indicar que se compromete a publicar uma prévia ou qualquer outra matéria terá +0,5 ponto de prioridade. Caso o redator publique a prévia e o Blast não receba a chave, esse +0,5 ponto será “carregado” para sua próxima candidatura que tiver dois ou mais concorrentes. Essa pontuação extra tem validade de 30 dias a partir da publicação da prévia e só pode ser utilizada uma única vez (o redator precisa informar na candidatura que usará esse ponto extra).
Importante: Material prévio elaborado para as revistas também contam neste critério.
As matérias produzidas para a revista digital valerão 0.5 ponto, já textos para revistas físicas ou e-books valerão 1 ponto. O ponto é de uso único e vale por 3 meses a partir da aplicação da revisão na matéria, sendo possível utilizar mais de um ponto na mesma candidatura (o redator precisa indicar o uso). Matérias entregues com atraso não valerão pontos.
No momento de declarar interesse no material, o membro da equipe diz quais conteúdos está disposto a produzir. O candidato que oferecer conteúdo extra além do principal recebe 1 ponto de prioridade. Esse quesito não é acumulativo, ou seja, se o redator sugerir três textos extras, ainda assim, receberá 1 ponto de prioridade.
Para jogos AAA, temos já estabelecida a regra de que o redator precisa produzir a análise e mais um texto extra (que pode ser um guia de troféus/conquistas). Nesse caso, para ganhar 1 ponto de prioridade, o interessado deverá sugerir, pelo menos, um terceiro texto além dos dois já obrigatórios. Lembrando que sempre avisamos quais são os games AAA no tópico de candidatura.
Obs 01: O conteúdo extra precisa ser diretamente relacionado ao jogo em questão e ligado à necessidade de jogá-lo. Por isso, não aceitaremos Top 10, Perfis, entre outros conteúdos que podem ser escritos com uma simples pesquisa na internet. A ideia da matéria extra é que o redator precisa ter o jogo em mãos para criar o conteúdo.
Obs 02: Material extra oferecido depois de outras candidaturas em um novo comentário ou ao editar o comentário original não será contabilizado.
O GameBlast tem a participação esperada semanal de três notícias ou um destaque. A frequência recebe a seguinte pontuação, levando em conta o mês anterior à candidatura:
0 pontos: o redator ficou mais de uma semana sem participar;
1 ponto: o redator ficou uma semana sem publicar nada e participou normalmente nas demais;
2 pontos: o redator teve a participação esperada em todas as semanas do mês;
Pontos bônus (entre 0,1 e 0,5): para cada semana durante o período avaliado (que pode ser 4 ou 5 semanas) que o redator tiver participação acima do mínimo, ele receberá mais 0,1 na contagem. Neste caso, a participação acima do mínimo considerada será de três notícias ou um destaque adicional na semana em questão.
Obs 01: Matérias produzidas para as revistas não contam para esse critério, somente conteúdo elaborado para o site.
Obs 02: A contagem da atividade na equipe leva em consideração as mesmas semanas do planejamento (começando na segunda e terminando no domingo). Além disso, podem ser consideradas as últimas quatro ou cinco semanas, dependendo da data em que o tópico de candidaturas for fechado. Para determinar essa quantidade, pegamos o dia em que a contagem é feita e voltamos um mês — a semana que cair será a primeira a ser considerada.
O candidato que, nos últimos 30 dias, não respeitou os prazos de publicação apresentados nos tópicos de candidatura, mas justificou o atraso previamente, receberá -1 ponto de prioridade. Se o atraso não for justificado, serão -2 pontos de prioridade.
Se o redator postar material abaixo das expectativas, por exemplo, um guia de troféus/conquistas somente com os nomes dos desafios, sem apresentar dicas de como conquistá-los, terá -2 pontos de prioridade nos próximos 30 dias.
O período de 30 dias da punição começa a contar a partir da data da publicação do material atrasado.
Obs.: Enquanto o redator estiver com alguma matéria atrasada, ele não poderá receber nenhuma nova chave até que a situação esteja regularizada.
Para promover o acesso de jogos importantes para diferentes membros da equipe, caso o redator já tenha recebido um game grande nos últimos 90 dias, terá -2 pontos de prioridade. São considerados jogos importantes os AAA.
Para jogos que tiveram três ou mais candidatos, quem levá-lo terá -2 ponto de prioridade pelos próximos 30 dias a partir da data em que o redator recebeu a chave.
Ao receber um AAA, o redator receberá -1 ponto de prioridade por 1 ano apenas para outras candidaturas AAA. A contagem é iniciada a partir do dia de entrega do jogo ao redator.
Para promover a variedade de conteúdo, o membro que tiver produzido material com chaves de pouco interesse nos últimos 30 dias receberá 1 ponto de prioridade. São considerados jogos de pouco interesse aqueles que passaram, pelo menos, sete dias sem interessados em recebê-los depois da publicação do tópico. Há um limite de 30 dias para usar o ponto. Por fim, esse ponto só pode ser utilizado em uma candidatura da mesma plataforma: por exemplo, caso a chave de pouco interesse seja para PC, o ponto só poderá ser utilizado em candidaturas para jogos de PC.
Esse quesito vale somente para as chaves que já recebemos e não contam os tópicos em que a equipe de RP ainda vai solicitar o jogo. A informação se já temos ou não a chave disponível pode ser encontrada no próprio tópico de candidaturas.
Obs.: somente redatores veteranos podem receber ponto por ajuda de jogos de pouco interesse
Nem sempre recebemos todos os jogos solicitados, inclusive aqueles importantes. Para continuarmos garantindo que esses games de grande interesse tenham conteúdo publicado no site, os redatores que produzirem material a partir de games que eles mesmos compraram receberão a seguinte pontuação:
0,5 ponto para jogos indie ou de médio orçamento, válido por 30 dias;
1 ponto para jogos AAA, válido por 90 dias.
Estes pontos têm algumas regras específicas:
Pontos obtidos dessa maneira só podem ser utilizados uma única vez;
Para utilizar o ponto em uma disputa, o redator precisa indicar na candidatura;
Só é possível utilizar um ponto por disputa.
Condições especiais para os jogos disponibilizados nos serviços por assinatura (PlayStation Plus e Xbox Game Pass):
Jogos disponibilizados no PlayStation Plus Essential: o ponto só valerá para jogos que forem lançados diretamente via Plus e a análise deve ser publicada em até 30 dias do lançamento;
Jogos disponibilizados no PlayStation Plus Extra/Deluxe e Xbox GamePass: o prazo para utilizar o ponto é metade do normal, ou seja, 45 dias para AAA e 15 dias para demais jogos.
O ponto começa a valer logo após a publicação do material e somente jogos lançados até 90 dias da data da publicação da análise serão considerados para essa pontuação.
Caso os critérios acima resultem em empate, quem tiver maior frequência na elaboração de qualquer conteúdo para o site nos últimos 30 dias (contando a partir da candidatura) receberá +1 ponto de prioridade. Matérias do tipo Destaque contam como três posts. Em caso de novo empate, o ponto irá para quem tiver mais tempo contínuo na equipe.
Para ser considerado AAA, o jogo precisa atender no mínimo duas das seguintes condições:
Ser lançado exclusivamente em algum console;
Custar 60 dólares ou mais;
Ser distribuído por uma publicadora de grande porte:
Exemplos (não extensivo): Sony, Microsoft, Capcom, Bandai Namco, SEGA, Electronic Arts, Square Enix, Ubisoft, Konami, Take-Two Interactive, Warner.
Obs.: em alguns casos, a direção e a equipe de RP não vai considerar um jogo como "AAA" apesar de ele ter atendido no mínimo duas das condições.