O que seria dos Blasts sem suas colunas? Elas definem boa parte da identidade dos sites, a ponto de virarem referência. Se você é redator, parabéns, é sua missão cuidar de nossas colunas para que elas continuem sempre sinônimo de qualidade. Mas por onde começar? Com quais assuntos você se identifica? Para isso que serve o guia abaixo, com todas as colunas do Blast listadas em ordem alfabética. Ele contém tudo que é necessário para saber onde a sua ideia se encaixa ou para servir de inspiração. Bom trabalho! No final da descrição de cada coluna, há uma lista de todas as outras com proposta semelhante, para que não ocorram confusões. Na hora de publicar um artigo, lembre-se sempre de acrescentar a tag referente a coluna ao qual ele pertence.
Nintendo Downloads (NB)
Lista e descreve através de texto e vídeos os jogos, demos, DLCs e todo conteúdo lançado durante a semana para as lojas virtuais da Nintendo, informando também os seus preços.
*Coluna fixa: publicada semanalmente sempre no mesmo dia e turno por um redator responsável.
Lançamentos da semana (GB)
Listagem com comentários, imagens e vídeos dos jogos lançados durante a semana para todas as plataformas.
*Coluna fixa: publicada semanalmente sempre no mesmo dia e turno por um redator responsável.
Escritas por redatores, são inscritas no planejamento semanal.
Análise (NB/GB)
Análise, o coração de muitos sites. Escolha um jogo que tenha jogado (sério, não faça análises de games que você não jogou) e conte para os leitores suas opiniões sobre o título. O que agradou? O que decepcionou? Coloque para fora o crítico que existe em você e traga opiniões relevantes sobre os últimos (ou nem tanto) lançamentos. Para receber uma Análise, o jogo deve ter menos de seis anos de vida. No final, não se esqueça de listar os prós e contras (em formato de tópicos), e atribuir uma nota final em um bloco de citação próprio. E lembre-se, seja justo e parcial.
Para falar de jogos ainda não lançados, veja Prévia. Para fazer análises de demos, veja Blast Test. Para análises de jogos testados em feiras e outros eventos, veja Hands-on. Para detonados, veja Detonado. Para análises de jogos antigos, veja Blast from the Past. Para análises de DLCs de jogos, veja Análise DLC.
Análise DLC (NB/GB)
Analisar jogo no lançamento já não é o suficiente, agora também é preciso comentar os DLCs. O Guia DLC serve para avaliar os conteúdos adicionais lançados para os games, de forma que nossos leitores saibam não apenas o que eles possuem a sua disposição, mas o que vale a pena.
Para demos de jogos, veja Blast Test.
Analógico (NB/GB)
Analógico, a coluna que abordará comportamento gamer, análise de roteiros de jogos e desenvolvimento de personagens. Assim como os jogos possuem uma parte técnica, abordada pela coluna GameDev, eles possuem o lado de conteúdo. O que faz os games e os jogadores serem como são é uma das dúvidas tratadas por essa coluna. Use-a para discutir elementos narrativos, enredos de jogos, análise de personagens. Questões mais filosóficas ou artísticas também se encaixam aqui. Games vistos como arte. Por que tal personagem não fala? Por que a história termina desse jeito e não desse outro? Qual a mensagem por trás desse enredo?Não se trata de uma coluna de debate, a argumentação de um Analógico deve ser muito bem fundamentada e possui caráter analítico ou informativo.
Para discutir outros assuntos em geral ou textos de caráter opinativo, veja Discussão.
A Link to the Blast (NB)
Coluna dedicada aos textos de assuntos gerais sobre a franquia The Legend of Zelda.
Blast Battle (NB/GB)
O ringue do Blast. Escolha dois oponentes (dois jogos, dois consoles, duas séries, duas empresas, o que quiser, desde que dentro do escopo de assuntos do site), escolha os critérios de comparação (número de vendas, popularidade, resistência, etc.) e os coloque para brigar. Cada critério deve possuir um ganhador (empates são permitidos), com a escolha devidamente justificada de forma coerente e imparcial. No final apresentamos quem foi o vencedor da batalha.Algumas regras: o Battle precisa ter entre 5 e 7 rodadas (critérios de comparação). Evite batalhas que resultem em um empate no final.
Para rankings, veja Top 10.
Blast from Japan (NB/GB)
O Japão foi e ainda é um dos mercados mais importantes e influentes de jogos. Infelizmente, várias pérolas lançadas por lá nunca cruzam o oceano para que possamos desfrutá-las. Blast from Japan é a coluna que traz para os leitores informações, detalhes e a história de jogos que nunca chegaram ao Ocidente, normalmente nem chegando a serem traduzidos.
Para jogos antigos lançados no Ocidente, veja Blast from the Past. Para jogos ruins, veja Blast from the Trash.
Blast from the Past (NB/GB)
A infância dos gamers nunca será perdida graças a uma das colunas mais tradicionais do Blast. Mais do que uma simples análise de jogos antigos (assumimos que um jogo se enquadra na Blast from the Past quando ele foi lançado há mais de seis anos (remakes para consoles atuais estão de fora desta coluna), deve-se aproveitar para contar também a história e o legado deixado por eles.
Para falar de jogos ruins, veja Blast from the Trash. Para jogos exclusivos do Japão, veja Blast from Japan.
Blast from the Trash (NB/GB)
Toda plataforma possui seus jogos aclamados, que serão lembrados por gerações. Mas também há o outro lado, aqueles que serão recordados por serem absurdamente horríveis. Dezenas de bugs, gráficos de Atari, história escrita por lesmas? Se um jogo é tão ruim que fez seus olhos sangrarem, seus dedos caírem e seu videogame pifar, ele merece um lugar na Blast from the Trash. Não se acanhe em falar mal, é para isso que esta coluna existe.
Para falar de jogos antigos em geral, veja Blast from the Past. Para análises de jogos atuais, veja Análise. Para jogos lançados exclusivamente no Japão, veja Blast from Japan.
Blast Test (NB/GB)
Demos e jogos incompletos fazem parte do mundo gamer, e elas tem seu espaço na Blast Test. Esta coluna deve ser utilizada para impressões sobre demos, versões beta e jogos lançados no formato Acesso Antecipado.
Para análises de jogos atuais, veja Análise. Para análises de DLCs de jogos, veja Análise DLC. Para análises de jogos testados em feiras e outros eventos, veja Hands-on. Para falar de jogos ainda não lançados, veja Prévia.
OBSERVAÇÃO: Para facilitar a identificação de textos que fazem parte dessa coluna, iniciar os títulos com "Impressões:".
Chronicle (NB/GB)
Assim como A História dos Vídeo Games conta a história dos games em geral, Chronicle conta a história de empresas e estúdios do ramo. O objetivo é exatamente o mesmo, do seu surgimento até os dias atuais (ou até sua queda), narrar a saga das companhias que tornaram a indústria de vídeo games o que ela é hoje, em ordem cronológica, com os principais acontecimentos, nomes ilustres e principais títulos, além de eventuais curiosidades. Dependendo do tema escolhido, a Chronicle pode precisar ser dividida em várias partes, tantas quantas forem necessárias para contar a história. Cada parte é um texto separado, publicado semanalmente. Uma vez iniciada, o redator responsável precisa levá-la até o fim. O título segue o formato “Nome da comapanhia Chronicle”, então uma Chronicle sobre a Capcom se chamará “Capcom Chronicle”, por exemplo.
Crônica (GB/NB)
Todos temos histórias para contar. Às vezes elas são engraçadas, às vezes são tristes, às vezes elas possuem uma mensagem, às vezes são apenas uma observação. Se você é redator, é provável que algumas dessas histórias estejam relacionadas a videogames, e seria uma pena não compartilhá-las. Por isso temos a coluna Crônica, tornando possível levar até os nossos leitores suas experiências pessoais, como conheceram seus jogos favoritos, a vez que foram enganados por um vendedor. Esse é o seu espaço.
Para textos sobre a história de empresas e estúdios de jogos, veja Chronicle.
Detonado (NB/GB)
Normalmente publicado nas revistas, mas também permitido nos sites, detonados devem ser velhos conhecidos. Escolha um jogo e explique para os leitores como eles fazem para avançar. Solucione os puzzles, indique a localização de itens, marque o próximo destino no mapa. É uma coluna mais trabalhosa, pois o redator precisa ter grande conhecimento sobre o título e fazer uma boa seleção de imagens para ilustrar a matéria de modo que os leitores consigam entender as instruções dadas.
Para análises de jogos atuais, veja Análise.
Developers (GB/NB)
Assim como a Perfil é uma biografia de personagens de jogos, a Personalidades é uma biografia daqueles que tornam tudo isso possível. Escolha sua figura da indústria de jogos favorita (não importa a função dela, pode ser diretor, programador, artista, empresário, CEO...) e conte como foi que ela chegou até aqui. Em quais empresas trabalhou? Quais jogos ajudou a criar? Quais suas características, defeitos e qualidades? Quais suas inspirações e quais seus planos para o futuro?
Para personagens de jogos, veja Perfil. Para tratar de empresas ou estúdios inteiros, veja Chronicle. Para falar de desenvolvimento de jogos, veja GameDev. Para entrevistas, veja Entrevista.
Dicas e Truques (NB/GB)
Dicas e Truques que mostram aos leitores como desbloquear extras de um game, aumentar a pontuação, encontrar todos os itens, resolver algum puzzle, etc. Aqui também entram os guias para encontrar todos os troféus e conquistas.
Para detonados de jogos, veja Detonado.
Discussão (NB/GB)
Como bom redatores, devemos ser justos e imparciais. Nossas opiniões pessoais devem sempre ser tratadas com muito cuidado dentro de um texto, para não as misturarmos com fatos. Às vezes, contudo, queremos dar nossa opinião sobre algum assunto. Uma notícia lhe desagradou? Não concorda com uma afirmação de alguém da indústria? Quer compartilhar sua impressão sobre algum fato recente? A coluna Discussão é o lugar para isso, onde você pode discutir algum assunto com os leitores. Mas lembre-se de usar o bom senso, ser coerente, respeitoso e aberto para outras opiniões.
Para reflexões sobre comportamento gamer, narração, criação de personagens, enredo e aspectos culturais dos games, veja Analógico.
Entrevista (GB/NB)
Há muita gente lá fora com histórias interessantes para contar, seja um fã, um jogador, um desenvolvedor, um artista... e é tarefa nossa fazer a ponte entre essas pessoas e os nossos leitores. Uma das maneiras mais práticas para isso é um simples bate-papo, que pode tanto ser presencial quanto através da internet. O importante é pesquisar bastante sobre o tema, pensar em perguntas pertinentes e então deixar que o seu entrevistado fale, afinal o que queremos é saber o que ele tem a dizer. Um bom entrevistador deve saber se comunicar bem, ser educado e respeitoso ao mesmo tempo que é curioso, indagador e observador, além de dominar a língua usada na entrevista. Se você tem essas qualidades, considere entrar em contato com alguém que tenha algo legal para compartilhar. Ninguém começa entrevistando uma estrela da indústria, mas você pode procurar o autor de uma fanart que fez sucesso e perguntá-lo sobre o desenvolvimento da obra, um cosplay que faça um trabalho legal ou um jogador competitivo. Desenvolvedores indie também costumam ser receptivos a entrevistas.
Para textos biográficos baseados em pesquisa, veja Personalidades.
Especial (NB/GB)
Olhou as outras colunas deste guia e mesmo assim não encontrou uma para enquadrar sua ideia de texto? Tudo bem, não podemos mesmo compreender todos os assuntos possíveis, por isso temos o Especial, que abriga textos que não pertencem a nenhuma das outras colunas. Exemplo típico é a cobertura de algum evento ou viagem para o Blast.
"Especial" não é uma coluna,mas sim uma condição especial. Sendo assim, na hora de montar o post, não utilize o marcador 'Especial'.
Fail (NB/GB)
Nem sempre as coisas saem como desenvolvedores e produtores planejaram. A história dos games está repleta de jogos anunciados, às vezes com imagens, trailers e até mesmo demos divulgados, ideias promissoras (ou nem tanto) que, no fim das contas, nunca chegaram às mãos dos jogadores. A coluna Fail conta a triste história dos projetos de games e acessórios que foram mostrados ao público mas, por qualquer motivo, foram cancelados pelo caminho.
Para falar de jogos ruins, veja Blast from the Trash. Para jogos que só foram lançados no Japão, veja Blast from Japan.
Future Blast (NB/GB)
Está na hora de tirar a poeira da sua bola de cristal. Na Future Blast, use toda a sua imaginação e conhecimento para prever os próximos acontecimentos da indústria dos games. Como serão os consoles daqui a 10 anos? Que jogos estaremos jogando em 2030? Que tecnologias recentes poderão ser usadas para incrementar a experiência de jogar? O que nos aguarda de novo na próxima geração? Essas e muitas outras são as perguntas que você irá (tentar) responder.
Para falar de jogos anunciados ainda não lançados, veja Prévia. Para discutir assuntos atuais ou de um futuro muito próximo, veja Discussão.
Game Music (NB/GB)
O que seriam dos games sem a música? Game Music é o espaço especial no Blast para você falar de tudo relacionado à primeira arte e os jogos. Escreva sobre a trilha sonora de uma série ou game, sobre um compositor importante, entrevistas com profissionais da área, CDs, artistas ou algum espetáculo musical. Artigos em geral sobre música de games se encaixam na coluna.
GameDev (NB/GB)
Jogos não nascem em árvores, são resultado de muito trabalho. Se você sabe como construir games passo a passo e quer ensinar nossos leitores a programarem seus próprios games, GameDev é a coluna para você. Como um tutorial para a criação de um projeto completo pode ser muito grande, geralmente é necessário dividir a GameDev em várias partes, tantas quantas forem necessárias para relatar a experiência completa. Cada parte é um texto separado, sendo publicado semanalmente. Uma vez iniciado a GameDev, é de extrema importância que o redator se comprometa a levá-la até o fim.
Para falar de desenvolvedores de jogos, veja Developers. Para reflexões de âmbito culturais dos jogos, veja Analógico.
Hands-on (NB/GB)
Esta é uma coluna que só deve ser usada em situações especiais. Eventualmente, a equipe do Blast poderá participar de alguma feira ou evento de games no qual poderá testar algum jogo, console ou acessório ainda não lançado. Nesse caso, poderá escrever um texto narrando suas impressões baseadas no teste.
Para análises de jogos atuais, veja Análise. Para análises de demos e betas, veja Blast Test. Para falar de jogos ainda não lançados, mas que não foram testados, veja Prévia.
HQ Blast (NB/GB)
O que seria de nós sem um pouco de humor? A HQ Blast é a tradicional comic do site, uma tira com alguma piada envolvendo o mundo dos games. Se você sabe desenhar bem e se acha suficientemente engraçado e criativo, pode se candidatar.
Item Box (NB/GB)
Espadas, escudos, lasers, botas, chapéus, fantasias, metralhadoras, carros, pistolas, raquetes, frango assado... O universo dos jogos é rico em itens que utilizamos para tornar nossas aventuras mais práticas. Alguns são úteis, alguns nem tanto, há os que você pode evoluir, os que servem só para te deixar mais bonito, os que tem uma grandiosa história e os que são apenas lixo encontrado no chão. Não importa, todos merecem um Item Box contando sua trajetória nos games.
Para acessórios de consoles, veja Plug and Blast.
Mario Bits (NB)
Coluna dedicada aos textos de assuntos gerais sobre a franquia Super Mario Bros..
N-Blast Responde (NB)
Uma coluna muito especial, é o momento de mais descontração enquanto interagimos com os leitores respondendo as dúvidas enviadas durante a semana. Os responsáveis por respondê-las são os mascotes de cada Blast. Esta é uma coluna fixa e não está disponível para escolha no planejamento semanal, possuindo redatores dedicados a ela.
*Coluna temporariamente desativada
Perfil (NB/GB)
Os jogos não seriam nada sem os personagens. Dos principais aos figurantes, dos com uma longa trajetória aos de um jogo só, dos heróis aos vilões, todos podem ter sua história, habilidades, gostos e curiosidades revelados na coluna Perfil. Para pessoas reais, veja Personalidades.
Plug and Blast (NB/GB)
Existe muita coisa entre um jogo e um console. Controles, armas de plástico, volantes, capas de silicone, cartuchos, baterias, cabos, amigos robóticos, tudo pode ser abordado na coluna Plug and Blast, sobre controles e acessórios em geral para qualquer console ou game da família tema do site.
Para itens de jogos, veja Item Box.
Pokémon Blast (NB)
Coluna especial do Nintendo Blast para textos sobre os extremamente populares monstrinhos de bolso japoneses.
Para falar de um pokémon específico como personagem de jogo, veja Perfil.
Prévia (NB/GB)
Assim como a Análise, a Prévia é uma das colunas mais tradicionais dos sites de jogos. Os leitores estão sedentos por informações sobre os games mais aguardados do momento, e é nesta coluna que você contará para eles como serão os próximos lançamentos.
Obs.: Prévias só podem ser publicadas próximo do lançamento do jogo.
Para análises de demos, veja Blast Test. Para jogos testados em feiras e outros eventos, veja Hands-on. Para previsões e exercício de futurologia de qualquer espécie, veja Future Blast.
Stage Select (NB/GB)
A Perfil cuida dos personagens, a Item Box dos itens, então só resta a Stage Select, que traz textos sobre locais e fases dos jogos. Descreva o lugar e explique sua importância para o game.
Top 10 (NB/GB)
Escolha um tema, qualquer um, desde que relacionado ao site. Consoles mais bonitos, controles mais confortáveis, jogos mais difíceis, personagens mais feios, não importa. Agora escolha dez deles e coloque em uma lista em ordem decrescente, sendo o número um o primeiro colocado. Não se esqueça de justificar sua escolha com bons argumentos.
Para comparações veja Blast Battle.