Otimização para motores de busca, Search Engine Optimization - ou simplesmente SEO - é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nos sites de busca como o Google, gerando uma quantidade maior de visitas. Aplicar estas técnicas à seus artigos e notícias no Blast é essencial para aumentar sua audiência, tornando mais fácil a entrada no ranking das mais lidas da semana.
Vamos começar com três conceitos básicos: Títulos, URLs e Meta Descriptions.
O título não é apenas o "nome" da matéria, ele tem o papel de resumir o assunto do texto em poucas palavras, ou introduzir o leitor ao que será abordado em detalhes no texto. O título do seu texto deve prender a atenção do leitor e instigar seu interesse, então seja criativo. Abaixo, algumas dicas para a criação de um bom título:
O título do texto deve ser equilibrado. Não pode ser curto demais e não deixar claro o seu propósito, mas também não pode ser muito longo. Quando sentir que o entendimento do título está estranho, reescreva ou busque a ajuda do revisor ou até mesmo de um diretor de pautas;
Evite títulos pobres. Suponhamos que você deve escrever uma pauta sobre os melhores elementos da série Zelda. Um exemplo de título ruim seria "Os melhores elementos de Zelda". Esse tipo deve ser evitado, pois se assemelha a um verbete de enciclopédia. Ele deve ter carisma para conseguir chamar a atenção dos leitores. Um exemplo de título melhor para essa pauta seria: "De 1986 aos dias atuais, confira o que de melhor a série Zelda tem para oferecer";
Quando citar nomes de jogos, eles não devem vir acompanhados da sigla ou nome do console entre parênteses;
No caso das notícias, os títulos devem ser uma breve descrição do conteúdo do post, dando o maior número de informações possível. Evite títulos sensacionalistas ou que tenham elementos que podem dar um significado diferente do que vai se encontrar, afinal, o leitor precisa saber do que realmente se trata a notícia para que não se sinta frustrado ao ler o texto. Seja sempre objetivo e imparcial.
Evite que o título da postagem tenha mais de 80 caracteres (contando espaços) ou 12 palavras, sendo que as palavras-chave mais relevantes (ou seja, que as pessoas mais usam na hora de pesquisar) devem estar no começo ou no meio do título, nunca no final. Também evite usar palavras que não estão no contexto do assunto principal da postagem e possam diluir a relevância do título. Em relação ao conteúdo do artigo, procure escolher temas que estejam em alta e/ou que ainda tenha sido pouco abordado. Além disso, não se esqueça de incluir links relevantes no texto.
Exemplo de Títulos BONS para SEO:
Título: "Sly Cooper se tornará filme em 2016; confira o primeiro trailer"
Título: "Análise: Dr. Luigi (Wii U) é o melhor remédio contra o tédio"
Título: "Jogo indie de terror com temática espacial "Quadrant" tem dois vídeos divulgados"
Exemplo de Títulos RUINS para SEO:
Título: "Ordem no Tribunal! Com orcas assassinas, piratas e julgamentos, confira a volta de Phoenix aos tribunais em Turnabout Reclaimed, para Ace Attorney 5 (3DS)!" (título muito grande, palavras mais importantes no final)
Título: "Ótima parceria entre as desenvolvedoras Bethesda e 2K resulta em incríveis bundles para os jogadores mês que vem" (título muito grande e pouco relevante)
Título: "Análise: Deixe a sua nota após o bip *BEEP*: Hotline Miami (PS3) é um jogo violento, brutal e muito viciante" (título muito grande, palavras mais importantes no final)
Quando o assunto é SEO, essas regrinhas muitas vezes limitam as possibilidades de títulos criativos, então o ideal é equilibrar a criatividade com a efetividade, na medida do possível.
A URL da postagem deve ter de 3 a 6 palavras separadas por hífen e em letras minúsculas. Para elaborar a URL seja objetivo e óbvio, procure utilizar as palavras chave do conteúdo, pensando em que palavras os usuários mais devem usar quando procurarem pelo assunto em questão. Evite pronomes, artigos e outras classes gramaticais sem relevância como "a", "o", "de", "para", "com", "em", etc. Diferencie colunas que são relevantes e devem ser usadas na URL (como "Análise" e "Top 10") das que não são (como "Blast from the Past" e "Plug and Blast"). Só utilize siglas quando elas foram de uso geral, como as dos consoles (PS3, 3DS, etc). Lembre-se que são poucas palavras, e elas devem ser as mais relevantes, e você inclusive pode reordenar as palavras para deixar as mais importantes primeiro, sem que isso altere seu sentido.
Exemplo de URLs BOAS:
Título: "Competitivo 101: Pokémon grama e inseto mostram suas qualidades hoje"
URL: ".../pokemon-competitivo-tipo-grass-bug.html"
Título: "Rumor: sequência de The Last of Us (PS3) já está em produção; jogo sairá para PlayStation 4"
URL: ".../sequencia-last-of-us-ps4.html"
Título: "Confira detalhes e diferenças entre as versões de Tomb Raider: Definitive Edition para PlayStation 4 e Xbox One"
URL: ".../tomb-raider-diferenças-ps4-xbox.html"
Exemplo de URLs RUINS:
Título: "Rumor: Jogos de PSOne e PS2 poderão ser emulados nativamente no PS4"
URL: ".../rumor-jogos-de-psone-e-ps2-poderao-ser.html"
Título: "Análise: Uma inusitada e divertida mistura o espera em Pac-Ball (Android)"
URL: ".../analise-uma-inusitada-e-divertida.html"
Título: "Home run! Bolas altas e passes rápidos em Mario Superstar Baseball (GC)"
URL: ".../home-run-bolas-altas-e-passes-rapidos.html"
Meta Descriptions são uma espécie de resumo do conteúdo que você fornece ao mecanismo de busca para aperfeiçoar a identificação do tema (seção "Descrição da pesquisa" na barra lateral do editor do Blogger - imagem). No Blast, esse elemento também funciona como linha-fina (em verde na imagem - linha-finas são aquelas frases que se vê logo abaixo do título, as quais fornecem ao leitor a informação básica sobre o tema e tenta capturar seu interesse). A meta description deve ter entre 120 e 160 caracteres, e deve conter resumidamente o assunto do post, de modo que expanda a chamada do título, que deve ser objetivo e ter até 70 caracteres. Assim, o ideal é trabalhar título e linha-fina em conjunto. E por que é importante manter o título curto e objetivo? Como é possível observar na imagem ("X" vermelho), o título é cortado pelas redes sociais e mecanismos de busca quando ultrapassa o tamanho recomendado. É por isso que o linha-fina funciona como uma expansão do título.
Exemplo de BONS Títulos + Linha-fina:
Título: "Chroma, novo jogo dos criadores de Rock Band, é shooter free-to-play musical"
Linha-fina: "No jogo para PC proposto pela Harmonix em parceria com a Hidden Path, jogadores se enfrentam acompanhando as batidas da música em arenas futuristas."
Título: "Lançamentos: Novo Donkey Kong para Wii U, a volta de Strider e Garden Warfare"
Linha-fina: "A semana ainda traz Assassin's Creed, Mr. Driller, Rayman Legends e mais. Acompanhe as novidades para suas plataformas favoritas."
Título: "Milhares de pessoas estão tentando terminar Pokémon juntas"
Linha-fina: "O canal Twitch Plays Pokemon lê os comentários colocados na janela de chat do stream e os transforma em comandos no jogo."