Ao contrário da maioria do material produzido pela equipe Blast, que é majoritariamente produzido em forma de texto e mídia visual, o podcast é um produto que utiliza primariamente a mídia de áudio para entregar seu conteúdo. O formato de podcast é bastante interessante pela sua versatilidade, pois pode ser consumido enquanto o ouvinte realiza outras tarefas como dirigir, deslocar-se para o trabalho, executar tarefas domésticas.
O tema dos podcasts da equipe Blast é, obviamente, o universo dos games. É importante ter sempre em mente que o produto tem como finalidade o entretenimento do ouvinte, então procure criar algo que seja interessante para nosso público. O objetivo técnico dos podcasts é a captação e retenção de público para o ecossistema Blast através de produtos de áudio, mantendo um ambiente criativo divertido tanto para quem produz quanto para quem consome nosso material. Trazer o redator que analisou o jogo no site, além de diversificar os participantes, ajuda para ter alguém que tem uma boa experiência no assunto.
Idealmente, o podcast deve ter um episódio por semana. Entre os episódios, é bom trazer eventos importantes como lançamentos de grandes jogos e eventos extraordinários, como Directs surpresas e eventos anuais, como Summer game fest, entre outros. Ao falar de um jogo recém lançado, é importante estruturar os tópicos, como é efeito em uma análise vinda do site. Não engessar, mas organizar para não jogar as ideias ao ar. Exemplo: o host começa com uma pequena introdução, após as apresentações. Depois seguir com novidades do game, então falar o que acham do visual (gráfico), trilha sonora, bugs etc.
A linguagem
O podcast é uma mídia ampla e flexível e pode assumir diversos formatos. O tom adotado nos podcasts é o de bate-papo informativo, que é também o que mais agrada o perfil da audiência brasileira e foi amplamente difundido com o NerdCast e o Flow. Apesar desse formato, é necessário que o programa não seja uma mera conversa: é dever dos participantes estudar a pauta com antecedência para produzir algo que entretenha mas ao mesmo tempo traga informações corretas e interessantes para o ouvinte. Ainda que mais informal que as outras mídias da família Blast, o podcast segue algumas diretrizes de conteúdo e redação que fazem parte de sua identidade sonora e visual, e que devem ser alinhadas com todo o ecossistema Blast.
Evitar temas polêmicos
Apesar de ser elaborado com uma linguagem mais coloquial que os textos escritos, o podcast segue as mesmas diretrizes da Redação dos sites, em que devemos evitar palavrões e temas polêmicos como religião e política, que não cabem em um podcast de games.
Educação e respeito
Os cortes (interromper a fala de um participante) devem ser evitados ao máximo durante as gravações, pois além de dificultar a edição, eles desagradam o ouvinte e são um desrespeito ao seu colega. Por norma deve-se esperar que seu colega conclua o raciocínio para que você entre com seu comentário. O host usa o chat de texto do Discord para organizar a ordem de fala.
A única exceção a esta regra cabe ao host, que deve interromper a fala de um participante para avisá-lo que houve problema na captação, dicção ou conduta de um participante. As interrupções do host não devem ser entendidas com melindre, já que é seu dever manter a condução e o bom andamento do programa durante a gravação.
Desvio de assunto
Esse é um problema bastante comum em um podcast. Nesses casos o host deve estar atento ao andamento do assunto e educadamente reconduzir os participantes para o tema principal. Você tem um minuto para prender o ouvinte. O motivo para isso é que em um podcast a retenção é um fator chave. É importante que o programa seja interessante o suficiente para prender a atenção do ouvinte pelos primeiros 60 segundos de audição, pois as plataformas realizam métricas específicas sobre isso e penalizam episódios que são abandonados antes dessa marca.
Tema e público-alvo
Nosso público localiza-se majoritariamente no Brasil (89%) e Estados Unidos (6%), Japão (1%) e Portugal (1%), com todos os outros países somando 3%.
A composição por gênero do nosso público é: homens (93,2%), mulheres (4,4%), não especificados (2,1%) e não binários (0,3%).
A faixa etárea dos ouvintes é de 0-17 anos (0,1%), 18-22 (2,1%), 28-34 (47,2%), 35-44 (33,3%), 45-59 (3,2%) e acima de 60 (1,6%)
A maior parte do público ouve o programa através da plataforma Spotify (67%), Apple Podcasts (12%) e Google Podcasts (7%), o restante ouvindo em plataformas diversas.
Em janeiro de 2024 a tendência de perfil está mudando, com aumento da audiência feminina e dos ouvintes na plataforma Apple Podcasts. Esse ano iniciaremos a publicação no YouTube, a fim de atingir uma audiência mais ampla.
Duração
Os programas devem ter idealmente uma duração mínima de 30 minutos e máxima de 90 minutos, dependendo do tema. Essa duração é determinada pelo host, em concordância com o supervisor de podcasts.
definição do tema;
elaboração da pauta (Antes da gravação de cada programa deve ser elaborada uma minuta que servirá como guia ao elenco durante a gravação. A minuta é de responsabilidade do supervisor, do host ou de um auxiliar pré-combinado, nessa ordem);
agendamento com o elenco;
agendamento com a equipe de social media;
gravação;
edição;
revisão;
publicação;