O Blogger é a plataforma que o Blast utiliza para criar e publicar posts. Para acessá-lo, abra https://www.blogger.com/ e verifique no lado esquerdo superior se você está no site correto.
Para criar um novo post, clique no botão “Nova Postagem”. O editor será aberto:
Nesta tela, temos:
O espaço para o título da postagem na parte superior;
Opções para “Visualizar”, “Salvar” (no menu dropdown) e “Publicar” o post;
As opções para a formatação do texto na barra de ferramentas;
O espaço para escrever o texto completo;
As opções de configuração do post, como “Marcadores”, “Link permanente” e “Descrição da pesquisa”, no lado direito.
Na hora de produzir um post, é recomendado fazer as ações na seguinte ordem:
Definição do título;
Definição das várias configurações, como Marcadores, Link permanente e Descrição da pesquisa;
Produção e formatação do texto;
Inclusão de imagens e vídeos;
Agendamento/publicação.
Os títulos de matérias e notícias devem seguir as regras básicas de SEO (que aumentam a relevância do post em motores de busca, como Google). Essas regras, resumidamente, são: ter sempre o assunto mais importante (como nome do jogo ou empresa) no início do título e títulos de no máximo duas linhas (use a opção Visualizar para conferir isso, há exceções).
Os marcadores são as tags nas quais seu texto vai se encaixar no site e eles também são utilizados em várias funcionalidades do site. Assim, quando alguém pesquisar por exemplo por “Switch” no site, vai encontrar seu texto na lista. Você não deve criar novas tags, apenas utilize os marcadores já existentes. No Blast, existem quatro categorias de marcadores:
Tipo de post: ~Notícia, ~Destaque e Vídeo;
Consoles: PS4, XBO, PC, PS5, XSX, etc;
Coluna: Análise, Prévia, Revista, Blast from the Past, etc;
Franquias grandes: Mario, Zelda, Metroid, Uncharted, Halo, etc.
Utilize o mínimo possível de marcadores e somente os relacionados às categorias listadas.
Somente os marcadores ~Notícia e ~Destaque recebem til (~).
Essa opção define quando o texto será publicado. Ela tem duas configurações:
Automático: o post será publicado imediatamente;
Definir data e hora: define uma data e uma hora para a publicação do post.
Independentemente da opção escolhida, é necessário clicar no botão “Publicar” para publicar ou agendar o post.
Neste campo você deve editar a URL da matéria/notícia que está sendo produzida. Utilizem entre quatro e oito palavras separadas por hífen, priorizando palavras-chave, como nome do jogo, consoles e pontos importantes do título da matéria. Não utilize espaços na URL.
PS: É OBRIGATÓRIA A EDIÇÃO DA URL. Não é permitido deixar a URL na opção automática, pois acaba prejudicando as regras de SEO e reduzindo a visibilidade da matéria no Google. Mais detalhes de como construir boas URLs estão disponíveis na página sobre SEO do Guia.
A descrição da pesquisa (ou lead/linha fina) é a frase que aparecerá logo abaixo do título da matéria/notícia, antes do texto de fato começar. Deve ser utilizada uma única frase e ela deve complementar o título da notícia. Sempre deve terminar com ponto final (.).
O texto da descrição da pesquisa não aparece na prévia da visualização, somente no post já publicado.
Antes de mais nada, o primeiro parágrafo do seu texto deve entrar no lugar do primeiro parágrafo já escrito no editor (acima da linha), esta linha continua lá, você não deve removê-la, apenas substitua o texto pronto que tem lá pelo primeiro parágrafo do seu texto. Caso você tenha apagado a divisão, recoloque-a clicando no botão “Inserir expansão de postagem”.
Depois de feito isso, você coloca todo o resto do seu texto abaixo da linha pontilhada, substituindo também o texto modelo presente ali. Não altere o alinhamento do texto, no Blast utilizamos somente a formatação “Alinhar à esquerda”.
Use o bom senso no momento de criar os parágrafos, não faço blocos de texto muito pequenos ou grandes demais por conta da legibilidade do texto. Além disso, tente manter um certo padrão, ou seja, não faça um parágrafo de quatro linhas e, logo na sequência, outro de oito. É indicado também que seja incluída uma imagem a cada dois ou três parágrafos.
Importante: Nunca cole textos diretamente do Word ou de qualquer outro editor, pois isso levará a formatação para o Blogger, desconfigurando o post. Uma dica é jogar o seu texto no Bloco de Notas, copiar o texto do Bloco de Notas e depois jogar no Blogger — isso garante que nenhuma formatação será carregada. Outra opção é utilizar o recurso colar sem formatação presente em browsers como Chrome e Firefox, que é ativado pela combinação ctrl + shift + v. Em último caso, é possível remover a formatação por meio do botão “Limpar formatação”, mas ele nem sempre resolve os problemas.
A barra de ferramentas conta com várias opções para formatar o texto.
Todos os posts, obrigatoriamente, precisam contar com uma imagem de capa. A capa é a primeira imagem do texto e deve ser incluída logo no início do post. Todas as postagens, obrigatoriamente, precisam contar com uma imagem de capa. Além disso, ela precisa receber as formatações “Extragrande” e “Alinhar à esquerda”. Sempre faça o upload da imagem, não use links externos, pois isso quebra o layout do site. Utilize somente imagens retangulares no formato paisagem (largura maior que a altura) como imagem de capa.
Escolha imagens visualmente atrativas, como artes oficiais ou capturas de tela faceis de entender visualmente. Nunca utilize como capa logos ou imagens constituídas majoritariamente de texto.
Às vezes o editor do Blogger apresenta alguns problemas em relação ao espaçamento. Por isso, sempre utilize o recurso “Visualizar” para verificar se está tudo correto. Caso não esteja, remova com cuidado os espaços ou quebras de linha.
De preferência, faça o upload das imagens do post. Para inserir uma imagem, coloque o cursor no local desejado e clique no botão de inserir imagem. Ao inserir uma imagem, coloque o cursor no início ou no final de algum parágrafo para evitar problemas de formatação. Colocar o cursor em uma linha vazia, por exemplo, às vezes faz com que a imagem vá parar no início ou no final do post. É possível arrastar ou recortar as imagens para reorganizá-las dentro do texto, porém às vezes o comportamento desses recursos são imprevisíveis.
O Blogger oferece algumas formatações pré-definidas que podem ser selecionadas no menu de ferramentas. Nós utilizamos duas: Título e Subtítulo. Para formatar subtítulos, utilize a formatação Título, ela deixa o texto na cor cinza, aumenta seu tamanho e insere uma linha na parte superior.
Já a formatação Subtítulo deve ser utilizada em situações com mais divisões pequenas, como guias ou notícias com vários tópicos. Visualmente, ela deixa o texto em negrito.
Exemplo: Brazil Game Awards 2020: confira os vencedores da premiação
Ao produzir uma notícia, é necessário indicar a fonte no final do post. A linha da fonte deve receber as formatações itálico e Alinhar à direita, e o link para o conteúdo original deve ser colocado no nome da fonte.
A mesma formatação deve ser utilizada em destaques para indicar informações como nome do revisor, origem da cópia da análise e fontes de pesquisa.
É possível incorporar conteúdo de mídia (embed) nos posts, como vídeos, tweets, players de áudio e mais. Para isso, siga os passos:
Vá até a fonte do conteúdo e copie o código de incorporação. Procure por palavras como “embed” ou “incorporar” para encontrar a opção que disponibiliza o código;
No Blogger, clique no primeiro ícone da barra de ferramentas (lápis) e selecione a opção “Visualização em HTML”;
No modo HTML, vá até o ponto onde você deseja inserir o conteúdo e cole o código de incorporação;
Clique novamente no primeiro ícone e selecione a opção “Visualização ‘Escrever’” para voltar para o editor tradicional. Se tudo der certo, o conteúdo vai carregar na posição escolhida. Às vezes a formatação fica incorreta no editor, verifique se está ok no modo de Visualização.
Há também um layout especial para notícias focadas em um único vídeo. Ao utilizar essa configuração, o vídeo ficará destacado no topo da tela no lugar da capa e o fundo será escurecido. Siga os passos para utilizar essa configuração:
Adicione o marcador Vídeo;
Escreva o post normalmente, sem deixar de colocar uma imagem de capa;
Incorpore o vídeo no final do texto, ele deve ser o último elemento do post.
Obs.: Esta configuração é exclusiva para posts com um único vídeo. Caso precise colocar mais de um vídeo ou até mesmo imagens, esta configuração não deve ser utilizada, pois estes elementos serão escondidos no layout.
Após terminar todo o seu texto, você pode visualizá-lo utilizando a opção “Visualizar”. O salvamento do rascunho é automático, mas é possível fazer isso manualmente clicando no dropdown ao lado de “Visualizar” e escolher “Salvar”. Já o botão “Publicar”, como o nome indica, publica o post. Ele vai para o ar nas data/hora configuradas na opção “Publicada em” ou então imediatamente caso a opção “Automático” esteja marcada.
Confira na página Identificação como editar a foto, nome e descrição do autor que aparece no final do artigo.