Este formato utiliza como base o conteúdo escrito e revisado por outros membros do Blast para produção de áudio. Funciona assim:
Para começar, escolha o artigo que vai produzir a narração no Nintendo Blast Em Alta ou GameBlast Em Alta. Apenas os artigos marcados como "Em Alta" podem ser selecionados.
Uma vez selecionado, agende seu conteúdo na planilha de audiovisual, compartilhada toda a semana no grupo de audiovisual do WhatsApp. Coloque o artigo selecionado com seu nome e data de entrega na coluna "Narração em áudio".
Antes de gravar, tome um tempo para ler o texto com calma e faça as modificações necessárias para que flua bem. Nem tudo o que fica lindo no texto vai ter a mesma fluidez ao ser narrado. Ao gravar, tome cuidado extra com a pronúncia de nomes. A pronúncia de nomes gringos geralmente podem ser encontradas no Google. E quanto aos nomes dos nossos colegas de site, se houver dúvida, pergunte. Se o texto tiver revisão, o nome do revisor estará ao final do artigo.
Grave a narração do artigo seguindo o template (veja abaixo), faça uma limpeza no áudio para remover sons de fundo e ruídos (sons de lábios batendo, saliva acumulando, etc) em uma ferramenta como o Audacity, e gere o arquivo final.
Suba o arquivo como um episódio de podcast no Spotify for Creators (solicite acesso no grupo caso ainda não tenha), selecionando N-Blast Acessível ou GameBlast Acessível, de acordo com o site do artigo original. Cada episódio possui uma imagem de capa - você pode usar a capa do artigo no site ou a imagem correspondente postada nas redes sociais.
Uma vez que o episódio esteja no ar, copie o link e envie no grupo para que um supervisor do site passa atualizar o artigo original do site com a sua gravação. Algumas narrações se transformarão em vídeos narrados, através do trabalho de um dos editores de vídeo da equipe.
Grave a sua narração seguindo este roteiro:
(Título)
(Lead - linha cinza abaixo do título)
(Introdução - primeiro parágrafo do texto)
• Seja bem-vindo ao (GameBlast/Nintendo Blast). Eu sou (Nome do Narrador), o texto é de (Nome do Redator), com revisão de (Nome do Revisor).
(Restante do texto)
• Não se esqueça de acompanhar nossas atualizações no (URL) e nas redes sociais. Te vejo na próxima jogada!
Para aprimorar sua narração e garantir uma transição tranquila para vídeo, siga estas dicas:
Não inclua na narração qualquer menção sobre a data de publicação do texto em relação a data da narração, como por exemplo "confira neste Top 10 publicado na semana passada";
Quando for narrar uma análise, ignore a palavra “Análise” no início do título e comece lendo pelo o que vem depois.